“Zapeando” hoje pelo Facebook, em busca de algo para fazer e à procura de uma página
interessante que quebrasse a monotonia da minha time line, encontrei uma fanpage
institucional que faz a publicidade da nova linha de produtos da empresa
GA.MA. Italty, dessa vez, voltada para o público masculino – a GA.MA. Italy
Men.
E, é
claro, que como bom Potterhead (termo criado para definir fãs aficionados na
saga), fui vasculhar a página em busca de outras pérolas. Olhei sua descrição e
encontrei o seguinte: “para homens que fazem da
barba, cabelo e bigode, uma marca pessoal, um estilo de vida”, estava
justificada toda brincadeira feita com o célebre Sirius Black, e comprovada a
sacada genial do publicitário que, ao longo de diversos e divertidos folders,
prova que “a propaganda é alma do negócio”.
Atual, autêntica e diversificada, a linha GA.MA Italy Men
mostra que se encaixa em qualquer nicho social, viajando pelos mais diversos e
famosos tipos de penteados e “barbeados” a empresa conquista o leitor pela
forma irreverente como apresenta seus produtos, conseguindo alocar em um mesmo
espaço, fãs de videogame, cinema, futebol, hipsters, geeks, nerds, roqueiros,
funkeiros, forrozeiros... mostrando que o produto não tem preconceitos e se
enquadra em uma sociedade plural e multifacetada, provando que o estilo é muito
mais que uma questão de vaidade, e compõe a identidade daquele sujeito que
busca afirmar sua singularidade ante contextos cada vez mais homogeneizantes.
Então, enquanto professor e pesquisador da Língua Portuguesa,
eu não poderia deixar algo tão genial e tão bem construído passar em branco,
pois, ante a defasagem da publicidade no Brasil, ainda podemos encontrar coisas
como essas, e ainda mais no tão vitimado Facebook, que na visão de muitos
puristas tem empobrecido nossa Língua, provando-nos que internet, hoje, é um
dos maiores veículos que ajudam a manter nossa Língua viva e em constante
evolução.
Ratifica-se, assim, as palavras de Luís Fernando Veríssimo em
seu O gigolô das palavras: “escrever
bem é escrever claro, não necessariamente certo”, pois, “a gramática precisa
apanhar todos os dias para saber quem é que manda”. E quem mandou, e mandou
muito bem, dessa vez, foi, claro, a GA.MA Italy.
Egberto Vital
03 de abril de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário