GA.MA Italy e a propaganda do negócio


Zapeando” hoje pelo Facebook, em busca de algo para fazer e à procura de uma página interessante que quebrasse a monotonia da minha time line, encontrei uma fanpage institucional que faz a publicidade da nova linha de produtos da empresa GA.MA. Italty, dessa vez, voltada para o público masculino – a GA.MA. Italy Men.

O que chamou a atenção logo de cara foi uma brincadeira feita com uma personagem muito famosa no mundo da literatura, o Sirius Black – um dos anti-heróis da saga, mundialmente conhecida, de J.K. Rowling, Harry Potter –, em que o publicitário utiliza-se de recursos verbais e visuais para mostrar a finalidade do produto, a de dar identidade própria para aquele homem que quer afirmar seu estilo. No folder, o publicitário agrupa duas fotos do ator Gary Oldman, encarnando a personagem Sirius Black, uma com bigode e outra sem, na foto com bigode vê-se escrito: com bigode, Sirius Black; e na foto sem bigode lê-se: sem bigode, trouxa (como são chamados os não-bruxos na série Harry Potter).

E, é claro, que como bom Potterhead (termo criado para definir fãs aficionados na saga), fui vasculhar a página em busca de outras pérolas. Olhei sua descrição e encontrei o seguinte: “para homens que fazem da barba, cabelo e bigode, uma marca pessoal, um estilo de vida”, estava justificada toda brincadeira feita com o célebre Sirius Black, e comprovada a sacada genial do publicitário que, ao longo de diversos e divertidos folders, prova que “a propaganda é alma do negócio”.

Atual, autêntica e diversificada, a linha GA.MA Italy Men mostra que se encaixa em qualquer nicho social, viajando pelos mais diversos e famosos tipos de penteados e “barbeados” a empresa conquista o leitor pela forma irreverente como apresenta seus produtos, conseguindo alocar em um mesmo espaço, fãs de videogame, cinema, futebol, hipsters, geeks, nerds, roqueiros, funkeiros, forrozeiros... mostrando que o produto não tem preconceitos e se enquadra em uma sociedade plural e multifacetada, provando que o estilo é muito mais que uma questão de vaidade, e compõe a identidade daquele sujeito que busca afirmar sua singularidade ante contextos cada vez mais homogeneizantes.

Então, enquanto professor e pesquisador da Língua Portuguesa, eu não poderia deixar algo tão genial e tão bem construído passar em branco, pois, ante a defasagem da publicidade no Brasil, ainda podemos encontrar coisas como essas, e ainda mais no tão vitimado Facebook, que na visão de muitos puristas tem empobrecido nossa Língua, provando-nos que internet, hoje, é um dos maiores veículos que ajudam a manter nossa Língua viva e em constante evolução.

Ratifica-se, assim, as palavras de Luís Fernando Veríssimo em seu O gigolô das palavras: “escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo”, pois, “a gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda”. E quem mandou, e mandou muito bem, dessa vez, foi, claro, a GA.MA Italy.




Egberto Vital
03 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...