Minha homenagem ao dia Internacional da Mulher: comentando 15 músicas sobre Elas

Oi gente, para homenagear as mulheres neste dia especial, eu fiz uma seleção das 15 músicas que, em minha visão, melhor representam e enaltecem a mulher, ou problematizam suas questões. Espero que gostem, coloquei a lista no sentido decrescente para criar um suspensezinho até a que considero mais representativa da mulher:

15ª Ela é bamba

Composição de Ana Carolina que apresenta muito bem todas as facetas que uma mulher pode assumir diante de uma sociedade que sempre a viu como sujeito subjugado ao homem, esta mulher assume atividades infinitas para cuidar da casa, dos filhos, e principalmente de si. Uma canção que descreve a força da mulher diante da família, da sociedade e das dificuldades da vida.


 
14ª Todas as mulheres do mundo

Fabulosa composição de Rita Lee que descreve vários sujeitos femininos e seus lugares na sociedade. Uma canção que mostra que toda mulher cumpre uma função importante de acordo com o papel que desempenha.


 
13ª She

A única música internacional que encontrei para ocupar um lugar nessa lista, até porque não escuto muito música gringa. Acho essa canção belíssima, e me toca muito. Uma composição de Elvis Costello que está na trilha do ótimo filme “Um lugar chamado Notting Hills”. É de uma sensibilidade incrível ao descrever a mulher, uma canção que demonstra que o sentido de ser homem está projetado na existência do sujeito feminino, pois a essência dele está em simbiose com a essência dela. Linda, linda mesmo.


 

12ª Mulher, eu sei

Uma canção que mostra a sensibilidade tamanha de um homem que consegue se colocar no lugar da mulher, sentir suas fraquezas, perceber seus anseios, condensar sua força. Chico César consegue nos apresentar um sujeito masculino que simplesmente consegue se sentir mulher, um sujeito que entende o que é ser mulher por ter abstraído delas a sua essência.


 
11ª Mulher brasileira em primeiro lugar

Samba clássico de Benito di Paula, feito para homenagear a mulher brasileira em todas as suas singularidades e especificidades.


 
10ª Mulheres

Outro clássico do samba que homenageia divinamente a mulher brasileira. Nesta belíssima canção, Martinho da Vila descreve cada cor, cada forma, cada personalidade das mulheres que figuram o imaginário masculino. A mulher é o ser responsável pela felicidade daquele homem.




9ª Mulheres de Atenas

O mestre Chico Buarque não poderia faltar nesta lista, é até difícil escolher uma canção dele para representar a mulher, já que ele é o compositor da música popular brasileira que melhor mostrou conhecer a alma feminina. Eu chego até a dizer que Chico é o tipo de compositor que deve, por obrigação, ser cantado por mulheres. Na verdade, eu poderia até listar quinze músicas de Chico sobre a mulher (Beatriz, Eu te amo, Atrás da porta, Morena de Angola, Mil Perdões...), mas decidi ficar com Mulheres de Atenas, pois é uma canção que me emociona muito, que me deixa arrepiado quando ouço. O resgate histórico, a maneira como ele reconstrói as imagens, a linguagem rebuscada, a descrição das mulheres atenienses e a maneira como descreve as relações e o papel sociais daquelas mulheres, fazem dessa canção uma obra-prima. Simplesmente emocionante.


 
8ª 1º de julho

Eternizada por Cássia Eller, esta canção de Renato Russo vai ao cerne da força da mulher, aquele sujeito que se transfigura em fera quando necessário, mas que não deixa de lado a sutileza de anjo. É uma canção que me remete muito à figura da mãe, talvez pelo refrão que traz essa força, essa coisa daquele sujeito capaz de se transfigurar em bicho para proteger sua cria. Acho que tenho essa sensação por ter impressa a figura de Cássia cantando-a.


 
7ª Mulher (Sexo frágil)

Outra canção que é muito lembrada, principalmente no Dia Internacional da Mulher, mais uma espécie de “jargão” para homenageá-las, mas que tem um valor irrevogável. Erasmo Carlos soube muito bem como falar da mulher sem cair na pieguice, trouxe um discurso que desmistifica todos os preceitos e preconceitos que encastelavam a mulher na couraça do sujeito “outro” dentro sociedade, é interessante um homem trazendo um discurso que vê a mulher em sua identidade, em sua particularidade.


 
6ª Pagu

Escrita por duas mulheres, Rita Lee e Zélia Duncan, não poderia deixar de ocupar uma posição entre as melhores músicas sobre mulher, principalmente porque são elas mesmas se explicando. Mais uma canção que desconfigura a ideia do sexo frágil, da potência inferior. Essa canção desconstrói os estereótipos criados para a mulher ao longo do processo da evolução social, nos mostrando que a mulher está muito além das imagens criadas para ela.
 


5ª Desconstruindo Amélia

Como o próprio nome já propõe, a canção de Pitty e Martin Mendonça, busca desconstruir a figura da mulher submissa e anulada dentro do seio familiar, nos mostrando que a Amélia de Mário Lago e Ataulfo Alves não existe mais. É uma música que sugere uma nova configuração da “amélia”, essa mulher que se preocupa com seus afazeres domésticos, mas que não deixa de se colocar enquanto sujeito de suas escolhas. O discurso é revisado, pois as relações sociais são outras, as bases ideológicas são outras e essa mulher adquire novos valores perante esse comportamento revisado. A “amélia” contemporânea precisa agregar às atividade domésticas tempo para cuidar de si, do corpo e de sua mente, se colocando em um novo contexto histórico-social, que trazem à tona outras vozes para congregar novos discursos. 




4ª Mulher nova, bonita e carinhosa

Belíssima canção de Zé Ramalho que mostra o quanto a mulher teve um papel primordial em nossa história. O compositor faz uma riquíssima viagem em um passado histórico que nos revela a mulher como o centro das grandes conquistas e das belas histórias da humanidade.



3ª Todas elas juntas num só ser

Linda composição de Lenine, uma bela homenagem consegue unir num mesmo ser todas as mulheres já cantadas música, mostrando que elas podem ter vários rostos, várias formas, vários nomes, mas são sempre as musas inspiradoras das grandes obras dos grandes compositores mundiais.


 2ª Rosa

Talvez esta canção tenha se tornado o maior clichê quando a ideia é homenagear as mulheres. No entanto sua beleza é inegável e o seu valor é irrefutável. Uma canção belíssima de Pixinguinha de Otávio de Sousa que toca fundo na alma, tanto é que já atravessa décadas encantando e emocionando as mulheres. Não poderia faltar nesta lista e nem poderia deixar de estar a um passo do topo.




1ª Cor de rosa choque

Letra de Rita Lee e Roberto de Carvalho, esta eu considero a que melhor representa a mulher em sua singularidade. Primeiro porque é uma canção que dá voz a uma "minoria", escrita por uma mulher que soube se impor em um meio em que a mulher não era aceita, o Rock, Rita Lee se colocou como uma contradição em sua época e deu voz e espaço à mulher. Uma letra linda que não anula o lado frágil e delicado da mulher, mas não a coloca como um sujeito subjugado, uma letra que mostra que “o sexo frágil não foge à luta”, uma letra com um fundo feminista, mas que não propaga o machismo às avessas. Cor de rosa choque é uma canção que coloca a mulher como sujeito responsável por suas escolhas e dona de seu destino.




Bem, espero que tenham gostado das minhas escolhas, me desculpem cometi alguma injustiça deixando outras canções de fora, são muitas canções e com certeza esqueci de alguém.

Deixo aqui os meus parabéns às mulheres que, como muito bem disse a cantora Pitty, estão “deixando o legado de Eva cada vez mais no passado, e de olho na igualdade do presente-futuro”, isso me deixa muito feliz, pois cada vez mais vocês estão saltando os cercados que as prendiam, e estão se colocando como indivíduos atuantes e presentes em nossa sociedade. Parabéns.

Egberto Vital
08 de março de 2011


Um comentário:

  1. embora seja um pouco tardio meus parabens pela seleção enaltecendo todas as mulheres. obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...