Sou um apaixonado por publicidade e propaganda, adoro assistir a comerciais que demostrem a genialidade do publicitário. Diversos produtos são veiculados na mídia e poucos conseguem atingir o espectador (ou o leitor) de maneira que o leve ao menos olhar para o produto e gerar a uma reflexão em qualquer aspecto, já que estamos falando de um texto. É o caso de muitas propagandas de cerveja que seguem, todas, o mesmo percurso. No entanto, chegou até mim, hoje, um comercial muito bem construído do ponto de vista discursivo e, principalmente, do ponto de vista publicitário, é o comercial da cerveja Devassa, do grupo Schincariol.
O comercial inicia-se em um bar, algo lugar comum à primeira vista, porém, logo vai sendo revelada uma silhueta, para alguns, um tanto familiar, que vai sendo descrita pelo locutor: “Todo mundo achava que ela era comportadinha, boa menina, dormia cedo, até conhecerem um outro lado dela.”, nesse momento a mocinha abre uma garrafa de cerveja na mesa e o locutor segue, “O lado Devassa!”, é aí que a moça é revelada, e se trata da cantora Sandy, que ocupa o lugar de Paris Hilton, como garota propaganda do produto. Então, ela sobe num palco e começa a fazer caras e bocas, danças sensuais, que surpreende as pessoas que estão sentadas em suas mesas, joga uma lata da cerveja para um dos rapazes que está sentado. Tudo isso como um pano de fundo que corrobora com o discurso do locutor: “Todo mundo tem um lado descontraído, tem um lado desencanado, desinibido que tem tudo a ver com uma Devassa bem loira, bem suada, bem gostosa. Todo mundo tem um lado Devassa!”. Então, a câmera dá um close na cantora que está segurando uma lata da cerveja Devassa.
Eu sei que, para alguns, pode parecer banal um post sobre este comercial, mas quando o vemos pelo viés discursivo, percebemos o quanto a “sacada” do publicitário foi genial. Usar como garota propaganda uma cantora de tamanha visibilidade no meio artístico, que já carregava, por muito tempo, os estereótipos da mocinha virgem, boa filha, boa irmã, comportada, discreta, e leva-la para um discurso que mostra o lado “devassa” dela, quebra com as expectativas do espectador, que jamais esperava ver a “filha do Xororó” em um comercial de cerveja esbanjando sensualidade.
O comercial não se torna apelativo, no sentido da linguagem publicitária, só pelo fato de Sandy carregar uma legião de fãs que a acompanham desde criança, e que por seguirem os passos da cantora poderiam passar a consumir o produto. O que faz com que esse comercial cumpra, em todos os sentidos, a função que ele propõe exercer, que a de convencer que todos têm seus momentos de descontração, que todos têm seu momento “Devassa”, é justamente a imagem que a cantora levou durante toda a sua carreira, a da mocinha da mamãe. Criada pela mídia, ou não, é essa a imagem que se contrapõe a do “mulherão” que toma Devassa. Assim, os olhares dos expectadores se voltam totalmente para o produto veiculado através dessa imagem, tanto é, que desde ontem a tag #devassa está entre os assuntos mais comentados no Twitter, e mais de 1.500 exibições do vídeo no Youtube, isso significa que o publicitário atingiu o que pretendia, divulgar o produto de maneira a fazê-lo virar comentário no Brasil inteiro, e foi muito bem divulgado. O autor desse comercial atingiu com clareza e concretude a sua intencionalidade, que era ressignificar o produto, a inversão de personagens, ou seja, a troca de Paris Hilton, a patricinha norte americana devassa por natureza, pela a recatada, “virgem” e “casta” Sandy, dá um novo foco ao produto, que busca atingir agora o lado “Devassa” dos mais tímidos e retraídos. É interessante que esta foi bem a intensão do responsável pela campanha, o publicitário Augusto Cruz Neto, que em entrevista ao Estadão, disse que a função da Paris Hilton foi cumprida, e que a Devassa já está estampada na cerveja e já ocupou o seu lugar, então, a presença da patricinha americana já cumpriu o seu papel, agora a intensão é fazer com que os mais recatados mostrem seu lado licencioso, já que todo mundo tem o seu e pode se soltar tomando a Devassa.
.
.
Abaixo segue o link do comercial para quem quiser assistir:
Egberto Vital
02 de março de 2011
Perfeito seu comentário! Concordo plenamente!
ResponderExcluirExcelente a sua visão de propaganda e especificamente desse comercial.
ResponderExcluirHá quem acredite que "nossa"princesinha seja virgem rsrsrs,é verdade,enquanto a jovem não engravidar muitas pessoas ficarão com uma pulguinha atrás da orelha.
Para mim a Sandy sempre será sinal de pureza e castidade,cresci acreditando e "vendo" isso.
O publicitário criador do comercial é digno de louvor!
Excelente texto Egberto...Bjo de belinha bruxinha hahaha