Humor negro inteligente “enterra” celebridades brasileiras no fértil solo da internet


Em um dos meus “passeios internéticos”, há alguns meses atrás, encontrei um blog interessantíssimo. O “Cemitério das Celebridades”, um título bem sugestivo, diga-se de passagem. O seu genial autor se intitula “coverinho pop” e tem publicado textos carregados do mais bem construído humor negro da internet.
A proposta é satirizar os grandes nomes do mundo pop nacional. Seus alvos são diversos e bem peculiares, alguns deles habitam nichos bem inusitados, indo desde a música ao universo empresarial. Para vocês terem uma noção, os últimos a serem “enterrados” pelo nosso pícaro coveiro foram os meninos da banda Restart (que estão em uma tentativa frustrada de levar a estética dos Teletubbies para o cenário do rock nacional) e Claudia Leitte (aquela aspirante à cantora que ainda está no hall daqueles artistas que não possuem brilho próprio e precisam da luz de outras pessoas para serem vistos, se não, são ofuscadas pelos holofotes dos que possuem talento de verdade).
É com um humor ardiloso e bem picante que o Coveirinho Pop tem mandando muita gente para “sete palmos” abaixo do estrelato. Suas crônicas experimentam um dos tipos de humor mais difíceis de fazer, o humor negro, que se não for bem feito acaba enveredando para a baixaria ou para a pieguice, coisa que está longe de se encontrar neste blog.
As críticas são ferinas e expostas no mais alto grau de intelectualidade, próprio um escritor experiente. Um leitor qualquer não entende a sua proposta, pois sua leitura requer além de conhecimento de mundo, um pouco de sensibilidade literária, o que leva os textos do Coveiro dos Famosos ao nível de um Luís Fernando Veríssimo ou um Millôr Fernandes, e falo sem medo de cometer hipérboles.
Por isso, convido os colegas para darem uma espiada no Cemitério das Celebridades, tenho a certeza de que não vão se arrepender. Sem contar que este é um blog ótimo para educadores que querem levar textos interessantes para os seus alunos, textos como estes predem a atenção dos adolescentes e fazem com que cada vez eles procurem conhecer coisas novas e, com isso, ampliam a vontade de ler, até porque, nossos jovens leem muito, só precisamos nos adequar ao tipo de leitura que eles fazem, e este blog é um ótimo sítio de coisas inteligentes que podemos levar para a sala de aula.
O “Cemitério” é isso, um campo vasto de criticidade, argumentação bem embasada e inteligência na enorme rede da internet. Aguardo os comentários!


Egberto Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...